segunda-feira, 9 de abril de 2018

Livro no Blog: (UVCE):Capítulo 9 Pregador, Salva a Ti Mesmo

  1. Não deixes nunca que a tua popularidade com o povo tenha influência sobre a tua pregação.
  2. Não deixes nunca que a questão de salário te detenha de "declarar todo o conselho de Deus", "quer ouçam quer deixem de ouvir".
  3. Não contemporizes, para não acontecer perderes a confiança do povo e assim falhares em salvá-los. Eles não poderão respeitar-te integralmente como embaixador de Cristo, se perceberem que te falta coragem para cumprires o teu dever.
  4. Cuida em te "recomendar à consciência de todo homem, na presença de Deus".
  5. Não sejas "cobiçoso de torpe ganância".
  6. Evita toda aparência de vaidade.
  7. Inspira o respeito do povo pela tua sinceridade e sabedoria espiritual.
  8. Não deixes hem de longe que imaginem que possas ser influenciado na pregação por questões de salário maior, menor ou nenhum.
  9. Não dês a impressão de que aprecias uma boa mesa e gostas de ser convidado para jantar; pois isso será um laço para ti e uma pedra de tropeço para eles.
  10. Subjuga o teu corpo, para que, tendo pregado o outros, não venhas tu mesmo a ser desqualificado.
  11. Vela pelas almas, como quem deve prestar contas a Deus.
  12. Sê diligente no estudo, e instrui cabalmente o povo em tudo que é essencial à salvação.
  13. Jamais bajules os ricos.
  14. Sê particularmente atencioso às necessidades e à instrução dos pobres.
  15. Não te deixes levar à transigência com o pecado pelo suborno de festas beneficientes.
  16. Não te deixes tratar publicamente como mendigo, pois do contrário virás a merecer o desprezo de larga classe dos teus ouvintes.
  17. Repele toda tentativa de fechares a boca a tudo quanto for extravagante, errado ou prejudicial entre o teu povo.
  18. Mantém a tua integridade e independência pastorais, para não cauterizar a consciência, apagar o Espírito Santo e perder a confiança do povo e o favor de Deus.
  19. Sê o exemplo do rebanho: permite que a tua vida ilustre o teu ensino. Lembra-te de que as tuas ações e espírito ensinarão com ainda maior ênfase do que os teus sermões.
  20. Se pregas que os homens devem servir a Deus e ao próximo por amor, cuida em fazer o mesmo e evita tudo que possa dar a impressão de que trabalhas por salário.
  21. Serve ao povo com amor e anima-os a retribuir, não com o equivalente em dinheiro, mas com a retribuição do amor, que proporcionará refrigério tanto a ti como a eles.
  22. Repele toda proposta para angariar fundos para ti ou para o trabalho da igreja junto a homens mundanos, embora sejam solícitos.
  23. Repele as festas e reuniões sociais dispersivas, principalmente nas épocas mais favoráveis a esforços unidos para a conversão de almas a Cristo. Podes estar certo de que o diabo procurará desviar-te nessa direção. Quando estiveres orando e planejando um avivamento da obra de Deus, alguns mundanos da igreja te convidarão a uma festa. Não vás, pois se fores, terás uma série de festas, que virão anular as tuas orações.
  24. Não te deixes enganar: o teu poder espiritual perante o povo nunca crescerá pela aceitação de tais convites em tais épocas. Se a ocasião é boa para festas, porque o povoestá folgado, também é boa para reuniões religiosas, e tua influência deve ser aplicada para atrair o povo à casa de Deus
  25. Cuida em conhecer pessoalmente e viver diariamente a pessoa de Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário