quarta-feira, 4 de abril de 2018

Renúncia das Casas: Mofo




O Senhor disse a Moisés e a Arão:
"Quando vocês entrarem na terra de Canaã, que lhes dou como propriedade, e eu puser mancha de mofo numa casa, na terra que lhes pertence,
o dono da casa irá ao sacerdote e dirá: ‘Parece-me que há mancha de mofo em minha casa’.
Antes de examinar o mofo, o sacerdote ordenará que desocupem a casa para que nada que houver na casa se torne impuro. Depois disso, o sacerdote irá examinar a casa.
Examinará as manchas nas paredes, e, se elas forem esverdeadas ou avermelhadas e parecerem mais profundas do que a superfície da parede,
o sacerdote sairá da casa e a deixará fechada por sete dias.
No sétimo dia voltará para examinar a casa. Se as manchas se houverem espalhado pelas paredes da casa,
ordenará que as pedras contaminadas pelas manchas sejam retiradas e jogadas num local impuro, fora da cidade.
Fará que a casa seja raspada por dentro e que o reboco raspado seja jogado num local impuro, fora da cidade.
Depois colocarão outras pedras no lugar das primeiras, e rebocarão a casa com barro novo.
"Se as manchas tornarem a alastrar-se na casa depois de retiradas as pedras e de raspada e rebocada a casa,
o sacerdote irá examiná-la, e, se as manchas se espalharam pela casa, é mofo corrosivo; a casa está impura.
Ela terá que ser demolida: as pedras, as madeiras e todo o reboco da casa; tudo será levado para um local impuro, fora da cidade.
"Quem entrar na casa enquanto estiver fechada estará impuro até à tarde.
Aquele que dormir ou comer na casa terá que lavar as suas roupas.
"Mas, se o sacerdote for examiná-la e as manchas não se houverem espalhado depois de rebocada a casa, declarará pura a casa, pois as manchas de mofo desapareceram.
Para purificar a casa, ele pegará duas aves, um pedaço de madeira de cedro, um pano vermelho e hissopo.
Depois matará uma das aves numa vasilha de barro com água da fonte.
Então pegará o pedaço de madeira de cedro, o hissopo, o pano vermelho e a ave viva, e os molhará no sangue da ave morta e na água da fonte, e aspergirá a casa sete vezes.
Ele purificará a casa com o sangue da ave, com a água da fonte, com a ave viva, com o pedaço de madeira de cedro, com o hissopo e com o pano vermelho.
Depois soltará a ave viva em campo aberto, fora da cidade. Assim fará propiciação pela casa, que ficará pura".
Essa é a regulamentação acerca de qualquer tipo de lepra, de sarna,
de mofo nas roupas ou numa casa
e de inchaço, erupção ou mancha brilhante,
para se determinar quando uma coisa é pura ou impura. Essa é a regulamentação acerca de qualquer tipo de lepra e de mofo.

Levítico 14:33-57


Soluções caseiras para acabar com mofo e umidade

  • Vinagre — alguém certamente já te disse que vinagre é ótimo para derrotar o mofo presente nos móveis e paredes. Na verdade o vinagre, por suas propriedades ácidas que combatem os fungos, é ideal para acabar com aquele cheiro forte de mofo e eliminar as manchas nas paredes e rejunte. Nos móveis retire as roupas e deixe por uma noite um balde ou bacia com vinagre branco puro dentro do maleiro, sapateira ou roupeiro. No dia seguinte, passe um pano umedecido com água limpa em todo o móvel e dê adeus ao cheiro. Para retirar as manchas das paredes, umedeça um pano limpo com uma boa quantidade de vinagre branco e limpe as manchas, deixando agir por duas horas. Depois, limpe com água e sabão. As paredes voltarão à cor original.
  • Detergente — as manchas causadas nas paredes também podem ser eliminadas com a aplicação de detergente em um pano úmido, em um sentido só. Depois, prepare uma solução com 1 copo americano de água sanitária diluído em 5 litros de água e passe com um pano na parede para exterminar os fungos.
  • Giz — o giz processado, aquele utilizado nos quadros negros das escolas, pode ser eficaz para reter ou absorver a umidade por curtos períodos devido ao sulfato de cálcio. Dá para comprar uma caixa de giz e fazer várias embalagens embrulhadas em tnt (tecido não tecido) ou outro material com furos, para não deixá-los soltos nas gavetas e guarda-roupas. O giz precisa ser trocado sempre que estiver úmido.
  • Sal grosso — O sal grosso também pode substituir o giz na função, mas em ambos os casos, é necessário retirar todas as roupas e objetos guardados, lavá-los e secá-los ao sol, para retirar o cheiro de mofo.

Casos graves de mofo e umidade

Se após os processos acima, o problema persistir e a umidade continuar agressiva, pode se tratar de um caso grave, como umidade transferida de outro cômodo ou subindo do solo, muito comum em apartamentos localizados no térreo ou em casas. Isso acontece pela falta ou ineficiência da aplicação de impermeabilizantes durante a construção do imóvel.
Nestes casos, pode ser necessário realizar reformas, utilizando soluções para construção, como impermeabilizantes, que bloqueiam a umidade dentro da parede ou do solo e evitam danos a móveis, revestimentos e pisos. Infelizmente, a única forma de consertar isso é quebrando todo o reboco e fazendo novamente, mas para isso recomendamos chamar um profissional para ajudá-lo.

Veja outras coisas que mofam a sua vida
  Renúncia dos objetos



Nenhum comentário:

Postar um comentário