quarta-feira, 2 de maio de 2018

Livro: 1 Corintios n°15



somente sarkinoi, mas sim também eram sarkikoi, que significa dominado pela carne. Para Paulo a carne significa muito mais que a mera parte física. Para ele significa a natureza humana separada de Deus, essa parte tanto física como mental do homem, que proporciona uma porta de entrada ao pecado, essa parte que responde ao pecado, que lhe dá uma oportunidade e lhe obedece. De modo que a falta que Paulo encontra nos coríntios não é que sejam de carne — todos os homens são de carne —, mas sim tenham permitido que esta parte inferior de sua natureza domine toda sua posição e suas ações. Qual é a prova disto? O que é o que há em sua vida e conduta que faz com que Paulo eleve esta recriminação? A prova disso é seu espírito partidário, suas lutas, suas facções, suas divisões. Isto é muito revelador porque significa que podemos dizer como são os reações de um homem com Deus observando suas relações com seu próximo. Se um homem criar discórdias com seus amigos, se for brigão, competitivo, discute tudo, cria problemas, poderá concorrer à igreja diligentemente, até poderá ter um cargo na igreja, mas não é um homem de Deus. Mas se o homem é um com seu próximo, se suas relações com ele se distinguem pelo amor, pela unidade e pela concórdia, esse está a caminho de ser um homem de Deus. Se um homem estiver distante de seu próximo, é uma prova de que está distante de Deus; se está separado de seu próximo o está também de Deus, se ama a Deus, também amará a seu próximo. Paulo continua demonstrando a insensatez essencial do espírito partidário com sua glorificação dos caudilhos humanos. Em um jardim um homem poderá plantar uma semente e outro regá-la, mas nenhum deles pode dizer que tem feito que a semente crescesse. Esse poder pertence exclusivamente a Deus. Os homens poderão fazer muitas coisas, mas ainda não criaram a vida. O homem que planta e aquele que rega estão em um mesmo nível, nenhum pode considerar-se acima do outro, não são mais que servos, servos que trabalham juntos, para o único Amo — Deus. Sempre devemos lembrar que Deus pode usar instrumentos humanos para levar aos homens seu mensagem de verdade 1 Coríntios (William Barclay) 39 e amor, mas Ele somente é Quem desperta os corações dos homens a uma nova vida. Como só Ele criou o coração, só Ele pode recriá-lo. O FUNDAMENTO E OS CONSTRUTORES 1 Coríntios 3:10-15 Nesta passagem Paulo está certamente falando de sua experiência pessoal. Por necessidade, ele punha os alicerces. Estava sempre viajando. Na verdade, permaneceu dezoito meses em Corinto (Atos 18:11) e por três anos em Éfeso (Atos 20:31), mas em Tessalônica não permaneceu mais de um mês, e isto era muito mais corrente. Havia muito terreno esperando ser coberto, havia muitos homens que nunca tinham ouvido o nome de Jesus Cristo, e, se queria começar bem com a evangelização do mundo, Paulo não podia mais que pôr os alicerces e ir a outro lugar. Só quando estava encarcerado, seu espírito inquieto podia ficar em um só lugar. Em qualquer lugar que fora lançava os mesmos alicerces. Estes consistiam na proclamação dos atos sobre o oferecimento de Cristo. Sua tremenda missão era a de apresentar a Cristo aos homens. O é o fundamento da igreja devido ao fato de que só nEle o cristão pode encontrar três coisas: (a) Perdão por seus pecados passados. Encontra-se a si mesmo em uma nova relação com Deus. Descobre de repente que Deus é seu amigo e não seu inimigo. Descobre o que significa sentir-se à vontade com Ele. Descobre que Deus é como Jesus. Onde uma vez via ódio agora vê amor, e onde uma vez via uma remota lonjura vê agora uma tenra intimidade. (b) Encontra força para o presente. Através da presença e da ajuda de Jesus encontra a força e a coragem para enfrentar a vida, devido ao fato de que agora já não é uma unidade solitária envolvido numa batalha sozinho contra um universo adverso. Vive uma vida na qual nada pode 1 Coríntios (William Barclay) 40 separá-lo do amor de Deus em Cristo Jesus seu Senhor. Caminha pelo caminho da vida e peleja as batalhas da vida com Cristo. (c) Encontra esperança para o futuro. Já não vive mais em um mundo no qual tem medo de olhar para frente. Vive em um mundo governado por Deus, onde Ele faz com que todas as coisas operem junto para bem, no qual seu tempo está nas mãos de Deus. Vive em um mundo no qual a morte já não é o final, a não ser só o prelúdio de uma glória maior. Sem o fundamento de Cristo o homem não pode obter nenhuma destas coisas. Mas sobre este fundamento de Cristo, outros constroem. Paulo não está pensando aqui em que construam mal, mas em que constroem inadequadamente. Um homem pode apresentar a seus amigos uma versão fraco e diluída do cristianismo, uma versão parcial que dê muita ênfase a algumas coisas e muito pouco a outras, na qual se perdeu o equilíbrio, algo torcido na qual até as maiores costure tenham surgido distorcidas. O Dia a que se refere Paulo é aquele em que Cristo voltará. Então virá a prova final. Desaparecerão o equivocado e o inadequado Mas, na misericórdia de Deus, até o construtor equivocado se salvará, devido ao fato de que ao menos tentou fazer algo por Cristo. Nossas melhores versões do cristianismo são inadequadas; mas nos salvaríamos de muitos equívocos se em lugar de prová-las com nossos próprios preconceitos e hipóteses, estando de acordo com tal ou qual teólogo, puséssemo-las à luz do Novo Testamento, e acima de tudo, à luz da cruz. Longinos, o grande crítico literário grego, oferecia a seus alunos uma prova. Dizia. "Quando escreverem algo, perguntem a vós mesmos como o teriam feito Homero ou Demóstenes; e, ainda mais, pergunte como o teria ouvido qualquer destes dois." Quando falamos por Cristo devemos fazê-lo como se Ele nos estivesse ouvindo — e em realidade o está. Uma prova assim nos salvaria de muitos equívocos. 

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