quarta-feira, 2 de maio de 2018

Livro: 1 Corintios n°31 O PRIVILÉGIO E A TAREFA

O PRIVILÉGIO E A TAREFA 

1 Coríntios 9:15-23 Nesta passagem encontramos uma espécie de esboço de toda a concepção de Paulo a respeito de seu ministério (1) Considerava-o um privilégio. Não estava disposto a receber dinheiro por trabalhar para Cristo. Um professor americano, ao aposentar-se de sua cadeira, pronunciou um discurso em que agradeceu a sua universidade por lhe ter pago o salário durante todos os seus anos de trabalho, sendo que ele prazerosamente teria estado disposto a pagar para poder desempenhar sua tarefa como o tinha feito. Isto não significa que o homem deva trabalhar gratuitamente; existem certas obrigações com as quais deve 1 Coríntios (William Barclay) 85 cumprir e não pode fazê-lo por nada; mas sim significa que o homem não deve trabalhar simplesmente por dinheiro. Deve considerar seu trabalho não como uma carreira de acumulação, mas sim como uma oportunidade de serviço. Deve ver-se a si mesmo como uma pessoa cuja tarefa principal não é ajudar-se a si mesmo, mas sim cujo privilégio é poder servir a outros pela graça de Deus. (2) Considerava-o um dever. Paulo pensava que se escolheu ser um pregador do evangelho poderia ter pedido legitimamente que lhe pagassem por seu trabalho; mas ele não escolheu essa tarefa; a tarefa o escolheu; não podia deixar de fazê-la, assim como não podia deixar de respirar; e não podia falar de pagamento por aquilo que não podia deixar de fazer. Ramón Lull, o grande santo e místico espanhol, relata-nos como se converteu em missionário de Cristo. Tinha vivido uma vida negligente, de luxos e prazeres. Um dia, estando a sós, Cristo se aproximou dele, levando sua cruz e lhe disse: "Leva-a comigo." Mas ele o rechaçou e se negou a fazê-lo. Mais uma vez, estando em silencio em uma grande catedral, Cristo se aproximou; e mais uma vez lhe pediu que levasse sua cruz e mais uma vez se negou. Finalmente, em outro momento solitário, Cristo se aproximou pela terceira vez, e nessa oportunidade, diz Lull: "Tomou sua cruz e com um olhar a deixou em minhas mãos. O que outra coisa podia fazer senão tomá-la e segui-lo?" Paulo teria dito. "Que outra coisa posso fazer, a não ser contar aos homens as boas novas de Cristo?" (3) Apesar do fato de que não queria receber um pagamento, Paulo sabia que recebia diariamente um grande prêmio. Tinha a satisfação de levar o evangelho livremente a todos os homens que o recebessem. Sempre é certo que a verdadeira gratificação de qualquer tarefa não é o pagamento em dinheiro, mas sim a satisfação de tê-la feito bem. Por esta razão a maior coisa que há na Terra não é escolher o trabalho com maior salário, mas sim aquele que nos fará mais felizes; e essa felicidade depende totalmente da satisfação que se obtém dele. 1 Coríntios (William Barclay) 86 O Dr. Schweitzer relatou o momento que lhe outorgava maior felicidade. Chegava ao hospital alguém que sofria intensamente. Tranqüilizava a pessoa dizendo que a faria dormir, a operaria e lhe faria bem. Depois da operação se sentava ao lado da pessoa esperando que recuperasse o sentido. A pessoa muito devagar abria os ouvidos e sussurrava com grande surpresa: "Não sinto mais dor." Esse era o grande momento para Schweitzer. Não há nisto nenhuma recompensa financeira ou material; mas há uma satisfação tão profunda como o mesmo coração. O ter encaminhado uma vida destruída, o ter corrigido a uma pessoa fazendo-a caminhar pelo atalho certo, o ter curado a tristeza de um coração, o ter levado uma alma a Cristo, não é algo cuja recompensa possa medir-se em termos econômicos, é algo que produz uma alegria imensurável. (4) Finalmente Paulo fala sobre o método de seu ministério. Seu método era fazer-se tudo para todos. Não significava isto adotar uma personalidade hipócrita de duas caras, sendo uma coisa para uns e outra coisa para outros. Modernamente falando, trata-se de ser capaz de dar-se bem com qualquer pessoa. O homem que nunca pode ver nada salvo seu próprio ponto de vista, que é completamente intolerante, que carece do dom da simpatia, que nunca tenta compreender a mente e o coração de outros, nunca poderá ser um pastor nem um evangelista, nem sequer um amigo. Boswell em algum lugar fala do "arte de adaptar-se a outros". Uma arte que o Dr. Johnson possuía em alto grau, devido ao fato de que, não só era um grande dissertador, senão que também era um grande ouvinte que se interessava em todos os homens que contava com a suprema habilidade de dar-se bem com qualquer pessoa. Um amigo disse que tinha "a arte de levar as pessoas a falarem de seus temas preferidos, e do que melhor conheciam". Uma vez um pastor rural se queixava perante a mãe da senhora Thrale da mediocridade de seu povo: "Falam de bezerros", dizia amargamente. "Senhor", disse-lhe a anciã, "o senhor Johnson teria aprendido a falar de bezerros". Para o homem de campo se converteu em tal. Robert Lynd assinala que Johnson podia discutir sobre o aparelho digestivo de um cão com um clérigo rural, a respeito da dança com um professor de danças, da administração de uma granja, de como cobrir com palha, do processo de maltado, da fabricação de pólvora, da arte de curtir. Fala-nos da "capacidade de Johnson para aproximar-se imediatamente aos interesses de outras pessoas. Era um homem que teria gostado de falar da fabricação de óculos com um fabricante de óculos, de leis com um advogado, de porcos com um criador, de enfermidades com um médico, de barcos com um engenheiro naval. Sabia que na conversação é muito melhor dar que receber." Nunca poderemos obter nenhum tipo de evangelização nem de amizade sem falar a mesma linguagem e pensar da mesma maneira que a outra pessoa. Uma vez alguém descreveu o ensino, a medicina e o ministério como "as três profissões paternalistas". Sempre que tratemos as pessoas com ar de superioridade, não façamos nenhum esforço para compreendê-la, não tentemos encontrar um ponto de contato, não poderemos conseguir nada com ela. Paulo, o grande missionário, que ganhou mais homens para Cristo que qualquer outro, via quão essencial era converter-se em tudo para todos. Uma de nossas grandes necessidades é simplesmente aprender a arte de nos dar bem com as pessoas; e o problema reside em que muitas vezes nem sequer tentamos fazê-lo.

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