com uma divisão estranha. 2 Coríntios de 1 a 9 é uma carta na qual tudo
está arranjado e na qual há uma reconciliação completa e se renova a
amizade; mas no capítulo 10 nos encontramos com a estranha divisão.
Os capítulos 10 a 13 são o lamento mais choroso que Paulo escreveu.
Demonstram que foi ferido, insultado e caluniado como nunca antes nem
depois por nenhuma igreja. Sua aparência, seus discursos, seu
apostolado, sua honestidade tinham sido atacados A maioria dos eruditos
crê que os capítulos do 10 a 13 são a "carta severa", e que foi
erroneamente localizada quando se recolheram as cartas de Paulo. Se
queremos ter a ordem verdadeira da correspondência de Paulo com
Corinto, deveríamos ler primeiro os capítulos 10 a 13 de 2 Coríntios e
depois de 1 a 9. Sabemos que esta carta foi enviada por meio do Tito (2
Coríntios 2:13; 7:13)
(5) Paulo se preocupava com esta carta. Não pôde esperar Tito
voltar com a resposta, assim viajou para encontrá-lo (2 Coríntios 2:13;
7:5, 13). Encontrou-o em algum lugar da Macedônia e se inteirou de que
tudo ia bem, e, provavelmente em Filipos, dedicou-se a escrever 2
Coríntios capítulos 1 a 9, a carta da reconciliação
Stalker disse que as cartas de Paulo tiraram o teto das igrejas
primitivas, permitindo ver tudo o que acontecia dentro delas. De
nenhuma delas isto é tão certo como em relação às cartas a Corinto. Aqui
vemos o que significava para Paulo "o cuidado de todas as igrejas".
Nelas vemos os problemas e as desilusões, as tristezas e as alegrias.
Vemos Paulo, o pastor de seu rebanho, levando as tristezas e os
problemas de sua gente em seu coração
AS SEIS CARTAS DE PAULO AOS CORÍNTIOS
Antes de ler as cartas em detalhe, assinalemos a ordem das mesmas
em forma tabulada
(1) A carta prévia que bem poderia estar contida no texto de 2
Coríntios 6:14—7:1.
1 Coríntios (William Barclay) 17
(2) A chegada da gente de Cloé, Estéfano, Fortunato e Acaico e da
carta que a igreja do Corinto envia a Paulo
(3) 1 Coríntios foi escrita em resposta, e foi enviada por meio de
Timóteo.
(4) A situação piora e Paulo faz uma visita pessoal a Corinto, cujo
fracasso é tão completo que quase lhe destroça o coração.
(5) A conseqüência desta visita é A carta severa que quase
certamente está contida em 2 Coríntios 10-13, e que se envia por meio
do Tito.
(6) Sem poder esperar a resposta, Paulo viaja para encontrar-se com
Tito. Se reúne com ele na Macedônia, se inteira de que tudo está bem e,
provavelmente desde Filipos, escreve 2 Coríntios 1-9, A carta da
reconciliação.
Os primeiros quatro capítulos de 1 Coríntios tratam sobre o estado
de divisão que existia na igreja de Deus em Corinto. Em lugar de ser
uma em Cristo estava dividida em seitas e partidos que se identificavam
com os nomes de vários líderes e professores.
Paulo considera que estas divisões surgiram devido ao fato de que
os Coríntios pensavam muito a respeito da sabedoria e os conhecimentos
humanos e muito pouco na pura graça de Deus. Em realidade, com toda
sua pretendida sabedoria, encontram-se realmente em estado de
imaturidade. Crêem que são inteligentes, mas em realidade não são mais
capazes que meninos.
1 Coríntios 1
Uma introdução apostólica - 1:1-3
A necessidade de agradecer - 1:4-9
Uma igreja dividida - 1:10-17
Pedra de tropeço para os judeus
e insensatez para os gentios - 1:18-25
A glória da vergonha - 1:26-31
1 Coríntios (William Barclay) 18
UMA INTRODUÇÃO APOSTÓLICA
1 Coríntios 1:1-3
Nos primeiros dez versículos desta carta se menciona não menos de
dez vezes a Jesus Cristo. Tratava-se de uma carta difícil, que tinha que
enfrentar uma situação também difícil, e em tal situação o pensamento
de Paulo estava posto em primeiro lugar e em forma recorrente em Jesus
Cristo. Às vezes na Igreja tentamos solucionar os momentos difíceis por
meio de leis, normas ou regulamentos; às vezes tentamos tratá-los com
espírito de justiça humana; outras vezes em nossos assuntos pessoais
tentamos enfrentar uma situação difícil com nosso poder mental e
espiritual. Paulo não fazia nenhuma destas coisas; apoiava-se em Cristo,
e à luz de sua Cruz e de seu amor buscava solucionar tudo.
Esta introdução nos fala de duas coisas.
(1) Diz-nos algo a respeito da Igreja. Paulo fala da Igreja de Deus
que está em Corinto. Não se tratava da Igreja de Corinto; era a Igreja de
Deus. Para Paulo, em qualquer lugar que estivesse a congregação
individual, tratava-se de uma parte, de um fragmento da Igreja de Deus.
Não teria falado nunca da igreja da Inglaterra ou da de Escócia; jamais
teria dado à Igreja uma designação local; tampouco teria identificado a
congregação com nenhuma seita ou comunhão em especial. Para Paulo a
Igreja era a Igreja de Deus. Se pensássemos nela desta maneira
lembraríamos mais a realidade que nos une e menos as diferenças locais
que nos dividem.
(2) Esta passagem nos diz algo do cristão individual. Paulo diz três
coisas sobre o cristão.
(a) Está consagrado em Jesus Cristo. O verbo consagrar (hagiazo)
significa apartar um lugar para Deus, fazê-lo sagrado, oferecendo
sacrifício nEle. O cristão foi dedicado e consagrado a Deus por meio do
sacrifício de Jesus Cristo. Ser cristão é ser um homem ou uma mulher
por quem Jesus Cristo morreu, e sabê-lo, e dar-se conta de que esse
sacrifício de uma maneira muito especial nos faz pertencer a Deus
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